Pela presença abundante e pelas heranças das raízes africanas, o coco é um dos ingredientes mais presentes e diferenciados da gastronomia baiana. Pratos típicos como o arroz de coco, acarajé, abará, vatapá e moquecas ganham um toque especial com este componente.
Igualmente irresistíveis, temos ainda o bolo de coco e a famosa cocada baiana, um doce tradicional facilmente encontrado nos tabuleiros de baianas de acarajé. O coco tornou-se um ingrediente essencial na culinária local, muito por conta de proporcionar sabor, textura e autenticidade aos pratos. Além disso, é um elemento versátil, podendo ser utilizado em diferentes modos: ralado, o leite ou óleo!
Todos os pratos são especiais e valem ser degustados, porém, a cocada baiana conquista até mesmo os mais exigentes paladares. De textura macia, com pequenas tiras de coco em destaque, o famoso doce tem a variação de cocada branca e preta. A cor é acentuada pelo acréscimo do dendê à receita. Após se saborear um bom acarajé ou abará, a dica é experimentar a cocada e assim obter a perfeita combinação do salgado com o doce. Se você ainda não provou essa iguaria, é hora de experimentar!