Um menu completo à base de jaca 

Já ouviu falar ou experimentou moqueca de jaca ou pastel de jaca?  E a pizza? As opções são variadas e não param por aí…  Há jaca cozida com carne de sol ou frita com queijo; farinha de jaca, além do doce e do sacolé da fruta! Quem visita o Vale do Capão, na Chapada Diamantina, pode provar essas iguarias inusitadas. Porém, graças à aceitação, os pratos já aparecem em cardápios de restaurantes em outras partes da Bahia também. 

A tradição que ganhou força no Vale do Capão é, na verdade, mais uma herança ancestral, que encontrou na região a abundância da oferta do fruto. 

A jaca é nativa da região e foi incorporada à culinária local pelos povos indígenas e africanos, que habitavam por lá.

O fato é que as receitas ficam muito boas e dão origem a pratos saborosos. Ao longo do tempo, a fruta ganhou diversas maneiras de ser preparada e incorporada à culinária local: cozida em caldas, assada no fogo, transformada em farinha, frita, de modo ensopado e em opções doces. 

Você já conhecia essa curiosa tradição do Capão, que tem a jaca como um símbolo da cultura, história e tradição culinária? 

Premiação

O Prêmio Melhores da Gastronomia foi criado para destacar os restaurantes em Salvador que proporcionam boas experiências para
seus clientes.

Contato