Uma das estrelas da culinária da Bahia é, sem dúvida, a maniçoba. Um prato tradicional é muito procurado, principalmente, por quem visita o Recôncavo Baiano. Você já conhece? Considerado um prato exótico, o nome é uma junção de termos indígenas: “mani” (mandioca) e “çoba” (folha). Sua introdução ao costume local reflete a mistura cultural do nosso estado.
Este prato típico de folhas de mandioca é feito, na maioria das vezes, com a carne de sol – outra preferência baiana – levando ainda cebola, alho, pimenta, sal, ervas frescas e óleo de dendê. Mas também é possível substituir a carne por frango, linguiça, peixe, camarão ou legumes.
No processo de preparo, as folhas de mandioca são cozidas junto com a carne de sol e os temperos, gerando um caldo nutritivo e muito saboroso. Depois de pronta, a maniçoba é servida com arroz, feijão, farofa e outros acompanhamentos.
Por ser um alimento extremante forte e rico em fibras, vitaminas e minerais, a maniçoba requer cuidados especiais, como o uso de folhas frescas e que devem ser cozidas por, no mínimo, de 30 minutos para eliminar toxinas naturais. Assim, é um prato que deve ser feito por quem realmente entende do processo. Certifique-se de que o lugar escolhido é de confiança. Vale ressaltar que pessoas com complicações renais e hepáticos ou problemas digestivos devem evitar o consumo.