Não só de pratos à base de dendê vive o baiano. Quando se pensa em praticidade e variação de sabores, a melhor pedida é quase sempre uma pizza. Em diversas modalidades – massa fina, com borda recheada ou não, salgada ou doce – esta é uma opção que agrada a diferentes paladares e pessoas de todas as idades.
A iguaria de origem italiana pode ser encontrada facilmente em diversos pontos gastronômicos, seja na capital ou no interior. Isto porque a globalização tornou este um prato acessível em muitos lugares.
Curiosamente, os baianos têm uma preferência pelas pizzas de frango com catupiry e calabresa apimentada, porém, é possível encontrar nos cardápios as adaptações de sabores com ingredientes bem característicos, a carne de sol no recheio.
A aceitação da pizza pelo baiano é tão grande que até já existe em Salvador um serviço de produção de pizza de forno à lenha com atendimento em condomínios. Basta que o local disponha do forno à lenha.
Quais são as características de uma boa pizza?
- A massa deve ser fina e macia, mas a borda quanto mais crocante, melhor;
- O molho deve ser feito com tomates frescos sempre e pode ficar ainda mais saboroso com o acréscimo de alho e ervas;
- O queijo – parmesão ou mussarela – precisa ser bem derretido e de qualidade máxima;
- Por último, mas tão importante também: evite misturar muitos ingredientes em uma mesma pizza, pois isso sobrecarrega o sabor.