Recentemente um artigo divulgado pelo periódico GeroScience trouxe a boa notícia de que o café, bebida queridinha do brasileiro, pode reduzir riscos de doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e síndrome metabólica – distúrbio gerado pelo acúmulo de gordura abdominal, hipertensão, taxas elevadas de glicose e alterações nos níveis de colesterol.
Os resultados foram obtidos por meio de 284 estudos e, embora sejam informações animadoras, de acordo com o nutrólogo Celso Cukier, do Hospital Israelita Albert Einstein, pesquisas mais aprofundadas ainda são necessárias. Diante disso, o mais indicado continua sendo o consumo com moderação. Algumas indicações médicas são de três a quatro xícaras diárias para um adulto e sem açúcar, de preferência.
Seja para começar o dia, para estimular o sistema nervoso central antes de iniciar os trabalhos ou após uma refeição, o bom café é sempre bem-vindo. De acordo com dados da história, a primeira cafeteria surgiu em Constantinopla, atual Istambul, no ano de 1552, de lá pra cá, o hábito de frequentar esses espaços para apreciar o café sozinho ou na companhia de amigos, só cresceu. Mais recentemente, quem trabalha em home office tem descoberto o prazer de sentar em uma cafeteria com seu computador e produzir de forma criativa, na companhia de uma xícara de expresso ou um cappuccino.
Conta a história também que o café teve origem na Etiópia, onde foi descoberto por pastores, que perceberam que alguns animais ganhavam uma dose extra de energia ao ingerir frutas vermelhas da planta do café. No ano de 1615, a bebida chegava à Europa, mais precisamente à cidade italiana de Veneza. De lá acabou se espalhando para o mundo até chegar ao Brasil. Hoje o país lidera a produção mundial do café, respondendo por 40%. Na Bahia, na região da Chapada Diamantina estão os principais produtores e é de lá que saem os grãos de qualidade superior que hoje são consumidos internamente e também exportados.
Por suas propriedades antioxidantes, o café é ainda tido como um aliado para a longevidade. E para quem faz atividades físicas, uma dose antes dos treinos pode dar mais energia e potencializar os resultados.
E você já tomou seu cafezinho hoje?