Além da música e da dança calientes, um dos elementos da cultura mexicana que mais despertam interesse das pessoas é, sem dúvida, a gastronomia. Com influências indígenas, espanholas e africanas, a culinária é bastante diversificada e picante, proporcionando uma experiência única a quem experimenta.
Uma das coisas mais atrativas em frequentar um restaurante mexicano é estar envolvido por todos esses elementos juntos em um só ambiente. Para animar ainda mais o momento, uma dose de tequila – a bebida destilada – cai bem e abre o apetite.
No cardápio as opções são sempre de dar água na boca:
Tacos al pastor com carne de porco marinada, cebola, coentro e limão; Enchiladas – tortilhas recheadas com carne, queijo e molho; Chiles rellenos – Pimentões recheados com queijo, carne ou vegetais; Carne de boi grelhada, servida com tortilhas, arroz e feijão; Chili con carne – Estufado de carne de boi com pimenta e especiarias; Tacos de carnitas com carne de porco desfiada; Tamales – Massa de milho recheada com carne ou vegetais, envolta em folha de bananeira e muito mais.
Algumas das delícias são acompanhadas pelo requisitado Guacamole, um amassado de abacate com consistência cremosa e acrescido de limão, coentro, sal, pimenta, cebola e alho, que dá um gostinho todo especial ao nacho e outros pratos mexicanos.
A culinária mexicana foi declarada pela UNESCO Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, por toda sua riqueza, influências interculturais e zelo pelas tradições. Então, abra-se ao novo e experimente!