Para quem ama desbravar novos restaurantes e apreciar a culinária, ter uma boa experiência é uma medida que ajuda a pessoa classificar aquele lugar como um dos seus prediletos, recomendar para amigos e até retornar em uma nova ocasião. Mas, afinal, o que realmente torna esta experiência incrível?
Claro que cada pessoa tem seu próprio gosto e parâmetros de avaliação de um restaurante, porém, há alguns indicativos que podem ser observados e ajudar um estabelecimento a subir no conceito de um cliente.
A qualidade da comida, sem dúvida, é um ponto inegociável. Tudo precisa estar 100% perfeito, desde a apresentação, passando pela textura, até o sabor. A grande parte dos amantes da gastronomia também irá levar em conta o atendimento, então, quanto mais amigável, atencioso e eficiente, melhor. É fundamental que a pessoa que atende saiba explicar o cardápio, tirar dúvidas, sugerir algo para ajudar o cliente – se ele pedir -, além de manter a atenção em cada mesa e se antecipar para solucionar alguma necessidade. Por exemplo, não esperar que a pessoa chame, caso caia um talher ou guardanapo. Esses detalhes encantam os visitantes.
Um ambiente que proporcione bem-estar também conta muito. Uma decoração adequada, com mobiliários bonitos e bem posicionados, local iluminado, música ambiente no volume agradável para que as pessoas possam conversar entre si, além de ar-condicionado funcionando na medida, e ainda, higiene e preços justos também são elementos que fazem parte de uma boa experiência.
Não menos importante: vale lembrar que toda a equipe – do manobrista ao chef – pode tratar o cliente com atenção, acolhimento e empatia, com o objetivo de fazê-lo sentir-se à vontade e especial. Também é de suma importância que os restaurantes garantam a acessibilidade, desde o estacionamento até o salão principal, pois todos devem ser recebidos com o mesmo grau de apreciação e respeito.