O consumo consciente de produtos, marcas e serviços já deixou de ser uma opção há bastante tempo. Em prol do planeta, hoje, todos precisam fazer boas escolhas e isso envolve, inclusive, os restaurantes que se frequenta.
Já observou se os seus lugares preferidos possuem um Programa de Sustentabilidade? Como cliente você tem direito a esta informação, então, na próxima vez não hesite em perguntar sobre isto.
Recursos e Informação
Algumas iniciativas indicam se determinado restaurante tem, de fato, uma cozinha sustentável. Para ajudar os estabelecimentos nesta missão, existem recursos disponíveis, como por exemplo: Guia de Sustentabilidade para Restaurantes, do Ministério do Meio Ambiente; Manual de Boas Práticas Ambientais, da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, além de outras fontes como os sites de entidades como Greenpeace e WWF.
Além disso, é possível observar se o local conta com certificações, como ISO 14001 (Gestão Ambiental); Certificação de Sustentabilidade; premiações de sustentabilidade ou reconhecimento de organizações ambientais. Esses títulos são um sinal muito positivo de que sua escolha é, de fato, um negócio preocupado com as boas práticas.
Aqueles estabelecimentos sérios que realmente buscam se tornar cada vez mais sustentáveis também possuem
Indicadores de desempenho ambiental (IDA), realizam análises do seu impacto ambiental, buscam alternativas para a redução da sua emissão de gás carbono. Além disso, possuem relatórios de sustentabilidade anuais e fazem auditorias regulares.
Conheça aqui indicativos de um Programa de Sustentabilidade para restaurantes:
- Ações de redução de resíduos e desperdício de alimentos e materiais;
- Consumo eficiente de água, energia e matérias-primas;
- Compras de insumos e ingredientes de fornecedores locais e pequenos produtores – orgânicos e éticos;
- Iniciativas de educação, conscientização e treinamento para funcionários e clientes;
- Boa gestão de resíduos: reciclagem, compostagem e destino adequado;
- Logística sustentável, com transporte eficiente e embalagens minimizadas;
- Menu saudável com opções vegetarianas, veganas e sem glúten;
- Substituição de alimentos processados por opções locais e sazonais.
Então, agora você já sabe o que observar na hora de eleger os seus restaurantes sustentáveis!