Escolher um bom restaurante, reservar tempo na agenda para uma experiência gastronômica, abrir o cardápio e decidir: moqueca de peixe ou de camarão! Que dúvida gostosa. As duas opções são verdadeiras preciosidades da gastronomia baiana e reservam uma explosão de cores e sabores, capaz de conquistar os paladares mais exigentes. O melhor é saber o que esperar das duas alternativas e, em momentos distintos, experimentar cada uma delas.
A moqueca de peixe é um carro-chefe do menu baiano. Geralmente feita com tilápia, robalo ou cioba, em cozimento suave para preservar a textura, o que fará total diferença ao paladar. A tradicional moqueca é feita em panela de barro, o que garante ainda mais destaque à combinação do peixe com as especiarias, dendê, pimenta e o leite de coco. Mas atenção: para que a refeição seja leve e saudável, o peixe utilizado deve ser fresco.
Já a moqueca de camarão é um prato mais suculento, sendo a textura do marisco crocante, o que já é uma experiência mais encorpada do que o peixe. Esta é também uma opção geralmente mais cara, porém, muito tradicional e saborosa. Antes de consumir, a pessoa deve se certificar de que não tem alergia a este ingrediente, para evitar algum tipo de transtorno.
As duas opções podem acompanhar arroz branco e uma boa salada, e o melhor mesmo é experimentar cada uma e decidir qual a sua preferida!