Precisamos desmistificar o conceito de comida saudável! Muito se fala hoje em optar por um cardápio equilibrado e as pessoas acabam ligando isso à comida vegetariana ou vegana. É preciso entender que essas são opções para aquelas pessoas que não gostam ou não podem ingerir carnes e produtos de origem animal, porém, a comida saudável é toda aquela que oferece os nutrientes necessários para o corpo, garantindo bem-estar e saúde.
O mais importante é consumir tudo de forma equilibrada e, evidentemente, respeitando o gosto pessoal e as possíveis restrições, se existirem.
Os nutricionistas orientam sempre para os cuidados na rotina alimentar: preferir alimentos com baixo teor de gordura saturada, evitando processados e frituras; restringir ingestão de alimentos industrializados que possuem alto teor de açúcar; buscar consumir mais fibras que proporcionam saúde digestiva e optar, sempre que possível, por alimentos ricos em antioxidantes (espinafre, brócolis, couve-flor) para promover um detox no organismo.
Mesmo quem tem uma rotina de trabalho intensa e faz refeições fora de casa, pode escolher alternativas saudáveis em restaurantes. Os cardápios oferecem variedades que incluem legumes que são fontes de proteínas, fibras e minerais (feijão, lentilhas, grão de bico), verduras ricas em vitaminas, minerais e antioxidantes, e cereais, que fornecem carboidratos e fibras (arroz integral, aveia, quinoa), além de proteínas magras (peito de frango, salmão e tofu).
Até mesmo quem opta por saborear um hambúrguer vez ou outra sem sair muito da linha, conta com opções veganas, com a substituição da carne por outros ingredientes, como feijão, lentilha e cogumelos; ou os artesanais, que levam ingredientes orgânicos.